terça-feira, 6 de outubro de 2009

Teatro Trianon


Novo Teatro Trianon...

Localizado na Rua Ouvidor, s/n

Campos dos Goytacazes- RJ

Igreja Nossa Senhora da Lapa


Curva da Lapa, s/nº- Centro


Conjunto arquitetônico erguido em 1748 na curva da Lapa, à margem do Rio Paraíba do Sul, onde, segundo a lenda, reside o Ururau da Lapa. Trata-se da mais privilegiada vista da cidade.A construção da Igreja começou em 1740. Possuía duas torres, mas em 1863 uma faísca elétrica fundiu a cruz das torres situadas no lado esquerdo do templo, causando sérias avarias. Em 1872, recebeu sua primeira reforma.

Ururau da Lapa - Consta que por volta de 1700, habitou a curva da Lapa, no Rio Paraíba do Sul, bem em frente a Igreja, um Ururau (jacaré de papão amarelo). Era bicho bravio e matreiro que durante muito tempo conseguiu escapar dos trabucos e das redes dos pescadores, espantando canoeiros e prancheiros. Segundo os índios goytacazes, hoje desaparecidos, "era um bicho papão imenso, encoruscado, medindo uns cinco metros, de cabo a rabo". Com o tempo, o jacaré desapareceu, mas ficou-lhe a lenda, que persiste até hoje, de que o animal ainda habita o local, escondido em um velho sino, que iria para a Igreja em frente, afundado no naufrágio do barco que o trazia de Portugal. A lenda informa que o jacaré seria um jovem travestido no bicho, desde que jogado no fundo do rio pelo pai da jovem ricaça que não aceitava o namoro do rapaz com a moça.
Rio Preto está localizado no Distrito de Morangaba a 36 km do centro de Campos dos Goytacazes!
Os turista conseguem chegar a localidade de ônibus pela Progresso ou de carro e em menos de uma hora de carro você pode desfrutar da serra campista!
Esta foto é da vista da Pousada Bicho Souto!
Visitem esse pedacinho da natureza de Campos, você irá se encantar.

Lagoa Feia


A Lagoa Feia é a segunda maior lagoa de água doce do Brasil, sendo superada somente pela Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul. Está localizada na divisa dos municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã no estado do Rio de Janeiro.

É um eco-sistema ameaçado pela utilização descontrolada de suas águas e pelo avanço de aterros pelas suas margens. Nos últimos cem anos, sua superfície foi reduzida a um terço da área original.

Ao contrário do que significa seu nome, é uma lagoa muito bonita e majestosa. A origem deste nome inapropriado deve-se a ter sido descoberta pelos Sete Capitães em um dia de tempestade, no qual havia um "não sei que de medonho de suas ondas agitadas pelo vento a se quebrarem com fragor pelas suas praias". Porém, as suas águas são plácidas e, em dias de tempestades, suas ondas são pequeninas.

sábado, 3 de outubro de 2009

História de Campos dos Goytacazes


As terras dos índios goitacás começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "Sete Capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinqüenta anos depois, no dia 29 de maio, a Vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de Cidade em 28 de março de 1835. Importantes fatos históricos se deram em Campos dos Goitacazes, entre eles está a partida dos primeiros voluntários para a Guerra do Paraguai, em 28 de janeiro do 1865, pelo vapor "Ceres". Outro momento importante foi o movimento do abolicionismo, que teve seu ponto alto em 17 de julho de 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros. O jornalista Luís Carlos de Lacerda e José Carlos do Patrocínio, cognominado de o "Tigre da Abolição" foram os maiores expoentes da causa. Porém, foi a última cidade brasileira a aderir a abolição da escravidão. As visitas do imperador Dom Pedro II e a luta republicana foram outros marcos da história de Campos. O surgimento em 1652 da agroindústria açucareira, com a instalação do primeiro engenho em Campos, hoje menos promissor, dava início ao progresso da região. O petróleo foi oficialmente descoberto no Farol de São Tomé, reativando o desenvolvimento da região.

Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil




Campos dos Goytacazes, município localizado no Norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Com uma população de 431.839 habitantes, é a maior cidade do interior fluminense e a décima maior do interior do Brasil. É também o município com a maior extensão territorial do estado, ocupando uma área pouco menor que a do Distrito Federal. Em Campos, destacam-se importantes universidades públicas e privadas. Campos é a 6ª cidade mais rica do Brasil.